Documentário Santos Mártires – das relíquias à devoção

Documentário Santos Mártires – das relíquias à devoção

O documentário “Santos Mártires – das relíquias à devoção” será lançado no próximo dia 3 de outubro, às 16 horas, no Santuário dos Santos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

O documentário conduz o público a um mergulho espiritual nos acontecimentos registrados em Cunhaú e Uruaçu, no ano de 1645. Com 70 minutos de duração, a obra costura memórias, depoimentos e reconstituições dramáticas que revelam a força da esperança cristã diante da perseguição.

Mais do que relatar um ponto de vista, o filme propõe uma experiência audiovisual que mistura duas linguagens complementares: entrevistas documentais e encenações dramáticas. A escolha estética confere à narrativa uma força visual e emocional, permitindo compreender como os relatos históricos se entrelaçam com a memória coletiva de fé e dor. A dramatização serve de apoio e de extensão às entrevistas, compondo uma “gramática audiovisual” que transforma o passado em presente vívido.

Nas sequências de reconstituição histórica dos fatos ocorridos há 380 anos, a dureza da realidade colonial evidencia um retrato cru da perseguição religiosa, contrapondo a coragem de um povo que resistiu pela fé. A cada cena, o público é convidado a refletir sobre o que foi herdado dessas histórias – e como elas ainda ressoam no agora.

A obra documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção” é um instrumento de memória, educação e identidade. “Somos confrontados com a urgência de melhor conhecermos as heranças do passado para moldar um futuro mais justo e equitativo”, resume a equipe responsável pelo projeto.

Para Buca Dantas, diretor geral, “o filme revela a alma do Rio Grande do Norte, onde a dor se transforma em fé e a memória em identidade viva. Ao assistir, o público é convidado a sentir a grandeza espiritual dos mártires e a perceber como sua coragem ainda ilumina o presente”.

INSTAGRAM: @santosmartiresdoc