Exposição 100 Presépios no Vaticano

Exposição 100 Presépios no Vaticano

A Exposição 100 Presépios no Vaticano foi inaugurada nesta segunda-feira dia 8 de dezembro no Colonato de Bernini, ao lado esquerdo da Praça São Pedro, acolhe obras criadas por artistas de todo o mundo..

São exatamente 132 presépios expostos nesta oitava edição, provenientes de 23 países do mundo, entre eles muitos países europeus, como Itália, França, Croácia, Polônia, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Romênia e Suíça.

Muitas obras provêm também de outras partes do mundo, como Estados Unidos, Peru, Eritreia, Coreia, Venezuela, Taiwan, Brasil, Japão, Filipinas, Indonésia, Paraguai e Índia.

As diversas nações estão representadas pelas respectivas Embaixadas junto à Santa Sé, que promoveram o evento nos próprios países.

Do papel japonês à seda, da resina ao poliestireno e à lã, da fibra de coco e banana ao vidro, são inúmeros e variados os materiais usados para os artefatos, entre eles, vê-se também uma Natividade criada em um tambor de curtume , uma reprodução da parte frontal de um ônibus da Atac e ainda um presépio de grande dimensão retratando uma Roma “desaparecida”.

A exposição ficará aberta até às 19h do dia 8 de janeiro de 2026. A entrada é livre, gratuita e sem necessidade de reserva.

Brasil participa da exposição

Presépio de Tia Eva

Direto do Rio de Janeiro, a obra leva ao coração da Igreja a sustentabilidade e a identidade brasileira. Uma mistura de simplicidade, criatividade e singeleza compõe a arte criada pelas mãos de Tia Eva, uma artesã fluminense de Cabo Frio

As fibras de taboa, bananeira, palha de milho e até de coco da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, foram parar no Vaticano após um trabalho minucioso desenvolvido pelas mãos da artesã Tia Eva, que criou um presépio especial à base de materiais de origem vegetal com características brasileiras e agora está exposto no Colonato de Benini, à vista do mundo inteiro.

Ao lado de um quadro feito pelas mãos do artista Marcos Martins com base em plástico triturado recolhido do oceano e a imagem do Cristo Redentor, a Natividade faz parte da exposição “100 Presépios no Vaticano”.

Tia Eva – como é conhecida a fluminense de Cabo Frio Eva Gomes – é uma artesã, mas antes de tudo, uma fiel. Antes de cada obra preparada por ela com esmero, é feita uma oração para que as suas mãos sejam guiadas pelas graças de Cristo.

Assim como Cristo, que veio ao mundo de forma simples, dentro de um estábulo e em meio a uma família humilde de Nazaré, ela descreve que o seu presépio também é uma obra “humilde”, mas que o simples e o divino se cruzam, alcançando lugares longínquos.

Deixe uma resposta