Audiência irá debater Caminho dos Mártires

Monumento Santos Mártires Uruaçu

Audiência irá debater Caminho dos Mártires na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (10), às 14h. O evento discutirá a instituição, implementação e fortalecimento deste percurso religioso e cultural no estado.

A iniciativa parlamentar visa debater o projeto sob diversas perspectivas, incluindo turismo religioso, preservação da memória histórica, valorização cultural, infraestrutura, sinalização, segurança, acessibilidade, parcerias institucionais e o fomento à economia regional nos municípios envolvidos.

A proposta articula um trajeto de peregrinação que conectará fé, história e desenvolvimento, percorrendo igrejas, capelas e locais de valor histórico-cultural e espiritual.

O Caminho dos Santos Mártires envolverá, entre outros, os municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Natal, Parnamirim, Monte Alegre, São José de Mipibu, Goianinha, Vila Flor e Canguaretama.

Os objetivos centrais da iniciativa serão promover o turismo religioso, fortalecer a economia local e preservar a memória dos Protomártires do Brasil. Para isso, a Audiência Pública discutirá ações como o mapeamento e a sinalização do percurso, a inclusão no calendário turístico e religioso oficial, o estabelecimento de parcerias com instituições religiosas e turísticas, o apoio a eventos e caminhadas, a formação de guias locais e a melhoria da infraestrutura de apoio ao peregrino, com padrões de acessibilidade e segurança.

“A relevância histórica e espiritual do tema é inegável, uma vez que os mártires potiguares, reconhecidos pela Igreja Católica, transformaram o Rio Grande do Norte em um destino de peregrinação, especialmente no mês de outubro, quando se celebra o Dia dos Mártires.

A consolidação de um circuito organizado, inspirado em referências nacionais e internacionais, favorecerá o desenvolvimento econômico sustentável – abrangendo comércio, artesanato, gastronomia, hospedagem e receptivo – além da educação patrimonial e da valorização cultural nos municípios do trajeto”, justifica a parlamentar.

A Audiência Pública será um espaço democrático para ouvir representantes do Poder Público (estadual e municipal), da Arquidiocese de Natal, de entidades do trade turístico e cultural, especialistas e a sociedade civil.

O debate buscará construir propostas e compromissos para a efetiva implementação do Caminho, sua inclusão em políticas de turismo religioso e patrimônio imaterial, e a adoção de medidas operacionais, como sinalização, segurança, acessibilidade e apoio ao peregrino, essenciais para a consolidação da rota no estado.

Deixe uma resposta