Papa Leão XIV

Papa Leão XIV

Papa Leão XIV

O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevosti é o novo aos 69 anos, e foi anunciado hoje dia 08 de maio de pelo . Os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice por volta das 13h07 após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina.

Após a confirmação da decisão, o eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.

O novo papa apareceu na sacada da Basílica de depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti. Trata-se do primeiro papa vindo dos Estados Unidos.

“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, disse o novo pontífice.

Robert Francis Prevosti

Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, Robert Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Sua trajetória inclui missões no Peru, onde atuou como bispo de Chiclayo entre 2015 e 2023.

Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.

Foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, iniciou sua atuação missionária no Peru — primeiro em Piura, depois em Trujillo, onde permaneceu por dez anos, inclusive durante o governo autoritário de Alberto Fujimori. Prevost chegou a cobrar desculpas públicas pelas injustiças cometidas no período.

Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo, e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Prevost é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal, indicando que os cardeais seguiram a tendência apontada antes do conclave de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático.

Ele liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do , além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.

A escolha é vista como um marco na história da Igreja, refletindo sua experiência internacional e compromisso com comunidades diversas. Sua eleição ocorre em um momento de desafios e transformações para a Igreja Católica, e espera-se que seu pontificado traga novas perspectivas e abordagens pastorais.

De perfil discreto e voz tranquila, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas. No entanto, é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. Tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.

Deixe uma resposta